Lendas
LENDA DA PRAIA DO OLHO D´ÁGUA
Entre o mar e o sopé do conjunto de dunas alvas, um vasto estendal de areia esbanja beleza e alvura, sob a luz do sol ou do luar.
Conta-se que primitivamente houve ali uma aldeia indígena, cujo chefe era Itaporama. Sua filha apaixonou-se ardentemente por um jovem da tribo.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
Lendas & Misterios
LENDA DO PALÁCIO DA LÁGRIMAS
Na Rua de São João, de frente para a igreja sob a invocação do mesmo santo e fazendo canto com a Rua da Paz, antes que fosse edificado o imóvel que serviu de sede à Escola Modelo Benedito Leite e, posteriormente, à antiga Faculdade de Fármacia e Odontologia de São Luís, havia um vasto sobrado de três pavimentos e que, durante muitos anos, permaneceu em ruínas.
Correm, ligada a esse imóvel, diversas lendas, a principal das quais vamos reproduzir: dois irmãos portugueses resolveram "fazer a América" e vieram ao Maranhão. Um deles-Jerónimo de Pádua, comerciante e cujas atividades também compreendiam as de traficante de escravos-enriqueceu bastante, enquanto o outro jamais conseguiu sair da pobreza.
Praticado o nefando crime, e na posse dos imensos bens herdados de sua própria vítima, o fratricida passou a tratar os escravos com muita crueldade, notdadamente a amásia e os filhos de seu irmão assassinado.
Informado, certo dia, acerca de quem fora o verdadeiro assassino de seu progenitor, um dos filhos lançou-se, indignado, contra o tio e, de uma das janelas, arremessou-se violentamente à rua, provocando-lhe a morte súbita.
Descoberto o criminoso, e por ser escravo, foi ele condenado à morte na forca levantada em frente ao sobrado. Ao subir no cadafalso, o condenado proferiu, como últimas palavras, esta maldição:
- Pálacio que viste as lágrimas derramadas por minha mãe e meus irmãos! Daqui por diante serás conhecido como Palácio das Lágrimas.
E assim o sobrado passou a ser chamado.
Nos últimos anos do século passado o poeta Sousândrade, empenhado na criação de sua sonhada e frustada Universidade Atlântica(que depois rebatizou de Universidade Nova Atenas), pretendeu instalá-la no Palácio da Lágrimas, após trabalhos de restauração e adaptação que não conseguiu realizar.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
CAPELA DA ANUNCIAÇÃO E REMÉDIOS
Apegada ao Colégio Santa Teresa, das Irmãs Dorotéias (Rua do Egito, Canto com a Igreja do Rosário), está a Capela de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, cuja construção original data do século XVIII e se deve à piedosa determinação do Bem-Aventurado Gabriel Malagrida, o Apóstolo do Maranhão.
Mais...
