Lendas
DOM SEBASTIÃO
A lenda de D. Sebastião, rei de portugal, prende-se ao fato de seu desaparecimento durante a batalha de Alcácer-Quibir, em 3 de agosto de 1578, no marrocos, quando Abd-al-Malic destroçou o exército português. D. Sebastião teria morrido, mas a não identificação de seu cadáver deu origem à lenda de que estava vivo, e um dia, voltaria a Portugal.
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SANTANA
Cesar Marques, cujo Dicionário é dadivosa fonte a que invariavelmente recorrem todos quantos escrevem sobre a história do Maranhão, trata de muitas igrejas de São Luís, mas curiosamente, silencia acerca de algumas. Entre elas, a de Santana. Informa Gaioso que a construção dessa igreja data de 1790, e se deve a iniciativa do Cônego Joâo Maria da Leu Costa.
São notáveis por seu valor, os painéis de azulejos portugueses que barram as paredes. Pena que se encontrem em péssimo estado de conservação, que haja procurado compensar os exemplares danificados pelo recurso à emenda imprópria, com a aplicação de azulejs modernos e destoantes dos primitivos.
Apesar dos motivos neoclássicos predominantes, esse templo ostenta diversos elementos barrocos. Ao final do corredor, à esquerda de quem entra na igreja, há um painel de inspiração sacra, admirável por sua beleza e relativo bom estado de conservação.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
CAPELA DAS LARANJEIRAS
A capela de José das Laranjeiras, também conhecida como da Quinta do Barão ou do Barateiro, fica no final da Rua Grande e teve sua construção autorizada a 17 de abril de 1811. Erigiu-a o capitalista português José Gonçalves da Silva, cognominado o Barateiro, e que ao falecer, a 22.nov.1821, com a idade de 72 anos, era alcaide-mor da vila de Itapecuru-Mirim, governador da Fortaleza de São Marcos.
Mais...