Lendas
DOM SEBASTIÃO
A lenda de D. Sebastião, rei de portugal, prende-se ao fato de seu desaparecimento durante a batalha de Alcácer-Quibir, em 3 de agosto de 1578, no marrocos, quando Abd-al-Malic destroçou o exército português. D. Sebastião teria morrido, mas a não identificação de seu cadáver deu origem à lenda de que estava vivo, e um dia, voltaria a Portugal.
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO PANTALEÃO
Apesar de pequena e arquitetonicamente simples, a Igreja de São Pantaleão (na rua do mesmo nome, entre Cotovia e Cajazeiras) levou quase 40 anos para ser concluída. A 15 de junho de 1780, Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha lançaram-lhe a pedra fundamental. O padroeiro seria São José da Cidade. Nove anos depois, falecia Pedro da Cunha, aos 80 anos de idade. Em 1793, Pantaleão e seu filho Manoel Rodrigues de Castro doaram a igreja em construção à Santa Casa de Misericórdia, oferecendo, na oportunidade, uma imagem de São José da Misericórdia, o novo orago da igreja. Mas também Pantaleão faleceu sem ver a obra concluída, o que só aconteceu em 1817, ano em que, a 19 de março, foi benzida e solenemente inaugurada.
Em homenagem a um de seus piedosos instituidores, o que por ela durante mais tempo e com maior dedicação trabalhou, a igreja foi consagrada a São Pantaleão. Os restos mortais de Pantaleão Rodrigues de Castro, sepultados na Capela de Nossa Senhora da Piedade, do Convento do Carmo, foram transladados para a capela-mor da Igreja de São Pantaleão, em novembro de 1830.
Na lateral esquerda (parte dos fundos), de frente para a Rua da Cotovia, funcionou a Casa da Roda ou Roda dos Enjeitados ou Casa dos Expostos, estabelecimento destinado a receber e educar os recém-nascidos de mães solteiras que não se dispunham a criá-los. A casa dos Expostos e a igreja pertenceram à Santa Casa de Misericórdia até 1946, ano em que foram ransferidos para a Casa das Missões de São José e o Arcebispo de São Luís, respectivamente.
À direita de quem entra na igreja, estão, numa urna envidraçada, as relíquias de Santa Severa. Chegada a São Luís a 5 de dezembro de 1852, na companhia de Frei Doroteu de Dronero, essas relíquias foram depositadas na Capela de São Tiago-Maior. Em 1877 um abaixo-assinado dos devotos da santa reinvindicou a transladação para a Igreja de São Pantaleão, em virtude do completo desmoronamento da Capela de São Tiago-Maior.
Internamente, a Igreja de São Pantaleão acha-se descaracterizada e tristemente empobrecida pela dessastrosa reforma que ali se operou em 1796, sob a direção do Padre André Koning.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
CONVENTO, IGREJA E SEMINÁRIO DE SANTO ANTÔNIO
Em 5 de agosto de 1624, chegou a São Luís, na qualidade de custódio visitador e comissário do Santo Ofício, Frei Cristovão de Lisboa. Trouxe em sua companhia 13 outros franciscanos, e logo deu início, no local em que até hoje se encontra (Largo de Santo Antônio), à construção do Convento de Santo Antônio e da contígua igrejinha de Santa Margarida, posteriormente desapecida.
Mais...