Lendas
O NÁVIO DE JOÃO DE UNA
Quem foi João de Una não se sabe dizer com segurança. Mas se acredita que foi um marinheiro destemido que resolveu enfrenar as potestades marinhas. Por tamanha audácia foi enfeitiçado e condenado a vagar sem rumo por toda a costa e por toda a eternidade.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
Lendas & Misterios
LENDA DA SERPENTE DE SÃO LUÍS
Ao redor da Ilha de São Luís haveria uma descomunal serpente sempre a crescer, até que um dia sua cauda alcance a cabeça. Na ocasião em que tal acontecer, o monstro reunirá todas as suas forças para, num abraço estupendo, comprimir a porção de terra envolvida, provocando o completo desaparecimento de São Luís, que será tragada pelo oceano.
Ainda sobre a submersão de São Luís, reza a lenda messiânica do encantamento do Rei D. Sebastião na Praia dos Lençois, sob a forma de um touro negro: no dia em que lhe ferirem a testa estrelada, o rei se desencatará, emergindo, glorioso, das profundezas oceânicas. O maremoto provocado pela emersão da numerosa e reluzente corte real, seguida de seus grandes exércitos, fará desaparecer, na fúria das águas revoltas, a Cidade de São Luís do Maranhão.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO JOSÉ DO DESTERRO
Além de outros percursos menos cômodos, chega-se à Igreja de São José do Desterro, no bairro do mesm nome, descendo pela Rua da Palma.
Nos primeiros anos de colonização, houve, nesse local, uma pequena ermida de frente para o mar, dedicada a Nossa Senhora do Desterro, e que os holandeses teriam profanado, ao tomarem de assalto a Cidade, pelo porto do Bacanga, em 25 de novembro de 1641.
Mais...