Lendas
OS BARULHOS DO DIVINO
Algum tempo antes da Festa do Divino, partia de Alcântara um grupo destinado a recolher esmolas para os festejos. Tal bando, chamado "barulho", era composto de duas pessoas responsáveis, senhores de bem, conduzindo a coroa de prata (Bons e seguros tempos, Quando coroas de prata maciça andavam pelas estradas!), algumas meninas bandeireiras e duas ou três caixeiras.
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
Geográfia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro, são:
- ao norte, a ponta do Bacanga, na foz do rio Gurupi, no município de Carutapera;
- ao sul, a nascente do rio Águas Quentes, na chapada das Mangabeiras, no município de Alto Parnaíba;
- a leste, a foz do rio Parnaíba, no município de Araioses;
- a oeste, a confluência dos rios Araguaia e Tocantins, no lugar denominado Bico do Papagaio, no município de Imperatriz.
Confluência - Lugar onde dois ou mais rios se juntam.
Nascente - Lugar onde um rio nasce, começa.
Fonte..: Geografia do Maranhão - Maria Nadir Nascimento - Editora Ftd.
Mais...
Igrejas
CAPELA DAS LARANJEIRAS
A capela de José das Laranjeiras, também conhecida como da Quinta do Barão ou do Barateiro, fica no final da Rua Grande e teve sua construção autorizada a 17 de abril de 1811. Erigiu-a o capitalista português José Gonçalves da Silva, cognominado o Barateiro, e que ao falecer, a 22.nov.1821, com a idade de 72 anos, era alcaide-mor da vila de Itapecuru-Mirim, governador da Fortaleza de São Marcos.
Mais...
