Lendas
O CAPELOBO
O monstro Capelobo parece-se com a anta, o maior animal da fauna brasileira, mas é mais ligeiro do que ela, e tem cabelos longos e negros e as patas redondas. O focinho lembra mais o tamanduá-bandeira e é esquisito que componha um corpo humano, naturalmente deformado, como convém a um ser extraordinário.
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Geográfia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro, são:
- ao norte, a ponta do Bacanga, na foz do rio Gurupi, no município de Carutapera;
- ao sul, a nascente do rio Águas Quentes, na chapada das Mangabeiras, no município de Alto Parnaíba;
- a leste, a foz do rio Parnaíba, no município de Araioses;
- a oeste, a confluência dos rios Araguaia e Tocantins, no lugar denominado Bico do Papagaio, no município de Imperatriz.
Confluência - Lugar onde dois ou mais rios se juntam.
Nascente - Lugar onde um rio nasce, começa.
Fonte..: Geografia do Maranhão - Maria Nadir Nascimento - Editora Ftd.
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SANTANA
Cesar Marques, cujo Dicionário é dadivosa fonte a que invariavelmente recorrem todos quantos escrevem sobre a história do Maranhão, trata de muitas igrejas de São Luís, mas curiosamente, silencia acerca de algumas. Entre elas, a de Santana. Informa Gaioso que a construção dessa igreja data de 1790, e se deve a iniciativa do Cônego Joâo Maria da Leu Costa.
Mais...
