Lendas
LENDA DA SERPENTE DE SÃO LUÍS
Ao redor da Ilha de São Luís haveria uma descomunal serpente sempre a crescer, até que um dia sua cauda alcance a cabeça. Na ocasião em que tal acontecer, o monstro reunirá todas as suas forças para, num abraço estupendo, comprimir a porção de terra envolvida, provocando o completo desaparecimento de São Luís, que será tragada pelo oceano.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Lendas & Misterios
LENDA DA PRAIA DO OLHO D´ÁGUA
Uma das mais aprazíveis praias de São Luís, distante cerca de quinze quilometros do centro da Cidade, é a do Olho d´Água. Ainda hoje, apesar da existência de outras muitas igualmente belas e às vezes mais próximas do centro urbano, continua muito procurada pelos banhistas.
Entre o mar e o sopé do conjunto de dunas alvas, um vasto estendal de areia esbanja beleza e alvura, sob a luz do sol ou do luar.
Conta-se que primitivamente houve ali uma aldeia indígena, cujo chefe era Itaporama. Sua filha apaixonou-se ardentemente por um jovem da tribo. Mas este, por ser muito belo, igualmente provocou a mais acesa paixão da Mãe d´Água, que por seus encantos e poderes sobrenaturais, conquistou-o definitivamente, levando-o para o seu palácio encantado, nas profundezas do mar.
Perdendendo para sempre seu grande amor, a filha de Itaporama caiu em grande desolação. Disposta a não mais alimentar-se, foi para a beira da praia, onde se entregou, resignada, a seu martírio sentimental, chorando copiosa e interminavelmente, até morrer.
Surgiram, de suas lágrimas, duas nascentes que até hoje correm para o mar, formando o riacho em que os banhistas vão "tirar o sal do corpo", como popularmente se diz.
É o eterno pranto da filha de Itaporama por seu amado que a Iara lhe conquistou.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO JOSÉ DO DESTERRO
Além de outros percursos menos cômodos, chega-se à Igreja de São José do Desterro, no bairro do mesm nome, descendo pela Rua da Palma.
Nos primeiros anos de colonização, houve, nesse local, uma pequena ermida de frente para o mar, dedicada a Nossa Senhora do Desterro, e que os holandeses teriam profanado, ao tomarem de assalto a Cidade, pelo porto do Bacanga, em 25 de novembro de 1641.
Mais...
