Lendas
O NÁVIO DE JOÃO DE UNA
Quem foi João de Una não se sabe dizer com segurança. Mas se acredita que foi um marinheiro destemido que resolveu enfrenar as potestades marinhas. Por tamanha audácia foi enfeitiçado e condenado a vagar sem rumo por toda a costa e por toda a eternidade.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SANTANA
Cesar Marques, cujo Dicionário é dadivosa fonte a que invariavelmente recorrem todos quantos escrevem sobre a história do Maranhão, trata de muitas igrejas de São Luís, mas curiosamente, silencia acerca de algumas. Entre elas, a de Santana. Informa Gaioso que a construção dessa igreja data de 1790, e se deve a iniciativa do Cônego Joâo Maria da Leu Costa.
São notáveis por seu valor, os painéis de azulejos portugueses que barram as paredes. Pena que se encontrem em péssimo estado de conservação, que haja procurado compensar os exemplares danificados pelo recurso à emenda imprópria, com a aplicação de azulejs modernos e destoantes dos primitivos.
Apesar dos motivos neoclássicos predominantes, esse templo ostenta diversos elementos barrocos. Ao final do corredor, à esquerda de quem entra na igreja, há um painel de inspiração sacra, admirável por sua beleza e relativo bom estado de conservação.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA E CONVENTO DO CARMO
À Igreja e ao Convento de Nossa Senhora do Carmo ligam-se diversos episódios da história maranhense, sendo o principal deles, o da expulsão dos holandeses, em 1643. Batidos no interior, os prepostos Nassau pretenderam organizar a resistência em São Luís, mas tiveram no Convento do Carmo a inexpugnável fortaleza de que partiram os decisivos bombardeios contra o Forte de São Filipe.
Mais...
