Lendas
A CARRUAGEM DE DONANA JANSEN
Na noite escura, a horas mortas, ouve-se o barulho das rodas da carruagem de Donana Jansem assombrando os notívagos. É um carro preto, um coche antigo, de rodas de ferro, puxado por dois cavalos também negros, os olhos de fogo, botando fumaça das narinas... Horrível!
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO JOÃO
A igreja de São João Batista, como já ficou dito, foi construída em 1665, por iniciativa e a expensas do Governador e Capitão-General Rui Vaz de Siqueira, que esteve à frente dos destinos do Maranhão no período de 1662 a 1667.
Instaurado um processo de devassa da gestão desse governante, esteve ele algum tempo fora da Cidade, obtendo, a seguir, autorização para morar na Igreja de São João Batista, "que pouco antes tinha mandado edificar à sua custa para os soldados, para com isso pagar o que tinha feito com uma mulher nobre casada, da qual lhe nasceu uma filha," segundo a informação do Padre João Felipe Bettendorff, cronista comteporâneo do fato.
Edificada no cruzamento das ruas da Paz e de São João, a Igreja de São João Batista tem à frente um pequeno largo onde a Comapnhia das Águas de São Luís instalou um chafariz (hoje removido). Em 1938 aí foi colocado o busto de Antônio Henriques Leal, cognominado o Plutarco Maranhense, monumento removido, em 1967, para a Praça do Panteon, graças a camapnha que, nesse sentido, promoveu o Dr. João Freire Medeiros.
Entre as reformas por que passou a Igreja de São João Batista, é particularmente a de 1934, que resultou em sua completa reconstrução, conforme assinalado na fachada: 1665 SANC-TI JOANNIS BAPTISTA ECCLESIA 1934.
Em 1958 sofreu diversas reformas, constantes de pintura, retirada do altar-mor e reparos no telhado. Data dessa época a remoção do ossuário, no qual se incluíam os restos de Silvério dos Reis.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
CAPELA DA ANUNCIAÇÃO E REMÉDIOS
Apegada ao Colégio Santa Teresa, das Irmãs Dorotéias (Rua do Egito, Canto com a Igreja do Rosário), está a Capela de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, cuja construção original data do século XVIII e se deve à piedosa determinação do Bem-Aventurado Gabriel Malagrida, o Apóstolo do Maranhão.
Mais...
