Lendas
O CABEÇA DE CUIA
O rio Parnaíba, "o velho monge" do poeta Costa e Silva, divisa de Maranhão e Piauí, guarda a lenda do Cabeça-de-cuia, a estória de um homem malvado, pescador do rio e que não respeitava a própria mãe . Um dia trouxe uns peixes para a velhinha "consertar", que é como se diz, naquelas bandas, do modo de preparar essa comida.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Igrejas
PASSOS DA QUARESMA
Dos passos da Quaresma, em frente aos quais eram representados, na Semana Santa, os quatorze principais quadros da Via Sacra, apenas dois oferecem boas condições para um programa de recuperação e conservação: o da Rua João Victal e o da Rua Formosa (canto com a Rua Direita), por constituírem construções isoladas e não descaracterizadas em virtude de mutilações irreversíveis.
De três outros Passos há notícia, sendo o único de construção própria, o da Rua Grande, No 87, em que tem sede a firma comercial Ribeiro Carvalho & Cia. Ltda. Esse pequeno imóvel encontra-se grandemente prejudicado pela plati-banda, pintura a óleo e porta sanfonada que lhe acrescentaram, além de haverem modificado completamente o seu interior.
Dos dois restantes há vestígios na parede lateral da Igreja da Sé (de frente para a Praça Benedito Leite) e no canto chanfrado da Loja Maçônica Grande Oriente (voltado para a Rua de São João).
Astolfo Marques, em trabalho publicado sob o título de "Quaresmais", evoca a beleza e pompa da procissão de Corpus-Christi, tradição secular que data dos tempos coloniais, e que a Cidade atual, com seu trânsito intenso e nervoso, vai tornando a cada ano mais inexpressiva, pelas dificuldades de realização.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO PANTALEÃO
Apesar de pequena e arquitetonicamente simples, a Igreja de São Pantaleão (na rua do mesmo nome, entre Cotovia e Cajazeiras) levou quase 40 anos para ser concluída. A 15 de junho de 1780, Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha lançaram-lhe a pedra fundamental.
Mais...