Lendas
LENDA DA SERPENTE DE SÃO LUÍS
Ao redor da Ilha de São Luís haveria uma descomunal serpente sempre a crescer, até que um dia sua cauda alcance a cabeça. Na ocasião em que tal acontecer, o monstro reunirá todas as suas forças para, num abraço estupendo, comprimir a porção de terra envolvida, provocando o completo desaparecimento de São Luís, que será tragada pelo oceano.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO JOÃO
A igreja de São João Batista, como já ficou dito, foi construída em 1665, por iniciativa e a expensas do Governador e Capitão-General Rui Vaz de Siqueira, que esteve à frente dos destinos do Maranhão no período de 1662 a 1667.
Instaurado um processo de devassa da gestão desse governante, esteve ele algum tempo fora da Cidade, obtendo, a seguir, autorização para morar na Igreja de São João Batista, "que pouco antes tinha mandado edificar à sua custa para os soldados, para com isso pagar o que tinha feito com uma mulher nobre casada, da qual lhe nasceu uma filha," segundo a informação do Padre João Felipe Bettendorff, cronista comteporâneo do fato.
Edificada no cruzamento das ruas da Paz e de São João, a Igreja de São João Batista tem à frente um pequeno largo onde a Comapnhia das Águas de São Luís instalou um chafariz (hoje removido). Em 1938 aí foi colocado o busto de Antônio Henriques Leal, cognominado o Plutarco Maranhense, monumento removido, em 1967, para a Praça do Panteon, graças a camapnha que, nesse sentido, promoveu o Dr. João Freire Medeiros.
Entre as reformas por que passou a Igreja de São João Batista, é particularmente a de 1934, que resultou em sua completa reconstrução, conforme assinalado na fachada: 1665 SANC-TI JOANNIS BAPTISTA ECCLESIA 1934.
Em 1958 sofreu diversas reformas, constantes de pintura, retirada do altar-mor e reparos no telhado. Data dessa época a remoção do ossuário, no qual se incluíam os restos de Silvério dos Reis.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO PANTALEÃO
Apesar de pequena e arquitetonicamente simples, a Igreja de São Pantaleão (na rua do mesmo nome, entre Cotovia e Cajazeiras) levou quase 40 anos para ser concluída. A 15 de junho de 1780, Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha lançaram-lhe a pedra fundamental.
Mais...