Lendas
A LENDA DO BOTO
O Boto é um peixe simpático e prestativo, capaz até de salvar pessoa prestes a afogar-se: vai empurrando a vítima com o focinho até deixa-la a salvo em terra firme.
Mais...
Geografia do Maranhão
O Maranhão é Meio Norte
Dos Nove Estados nordestinos, o Maranhão é o que está mais próximo da região norte. Por essa razão, a parte noroeste do estado possui características físicas dessa região,
Mais...
História do Maranhão
Espanhois na Costa Maranhense
O litoral Maranhense já havia sido visitado por vários navegadores, antes do "descobrimento" do Brasil. Por exemplo, o navegador espanhol Vicente Pinzón já havia percorrido boa parte da costa norte e nordeste do Brasil
Mais...
Lendas & Misterios
LENDA DO PALÁCIO DA LÁGRIMAS
Na Rua de São João, de frente para a igreja sob a invocação do mesmo santo e fazendo canto com a Rua da Paz, antes que fosse edificado o imóvel que serviu de sede à Escola Modelo Benedito Leite e, posteriormente, à antiga Faculdade de Fármacia e Odontologia de São Luís, havia um vasto sobrado de três pavimentos e que, durante muitos anos, permaneceu em ruínas.
Correm, ligada a esse imóvel, diversas lendas, a principal das quais vamos reproduzir: dois irmãos portugueses resolveram "fazer a América" e vieram ao Maranhão. Um deles-Jerónimo de Pádua, comerciante e cujas atividades também compreendiam as de traficante de escravos-enriqueceu bastante, enquanto o outro jamais conseguiu sair da pobreza.
Praticado o nefando crime, e na posse dos imensos bens herdados de sua própria vítima, o fratricida passou a tratar os escravos com muita crueldade, notdadamente a amásia e os filhos de seu irmão assassinado.
Informado, certo dia, acerca de quem fora o verdadeiro assassino de seu progenitor, um dos filhos lançou-se, indignado, contra o tio e, de uma das janelas, arremessou-se violentamente à rua, provocando-lhe a morte súbita.
Descoberto o criminoso, e por ser escravo, foi ele condenado à morte na forca levantada em frente ao sobrado. Ao subir no cadafalso, o condenado proferiu, como últimas palavras, esta maldição:
- Pálacio que viste as lágrimas derramadas por minha mãe e meus irmãos! Daqui por diante serás conhecido como Palácio das Lágrimas.
E assim o sobrado passou a ser chamado.
Nos últimos anos do século passado o poeta Sousândrade, empenhado na criação de sua sonhada e frustada Universidade Atlântica(que depois rebatizou de Universidade Nova Atenas), pretendeu instalá-la no Palácio da Lágrimas, após trabalhos de restauração e adaptação que não conseguiu realizar.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO JOSÉ DO DESTERRO
Além de outros percursos menos cômodos, chega-se à Igreja de São José do Desterro, no bairro do mesm nome, descendo pela Rua da Palma.
Nos primeiros anos de colonização, houve, nesse local, uma pequena ermida de frente para o mar, dedicada a Nossa Senhora do Desterro, e que os holandeses teriam profanado, ao tomarem de assalto a Cidade, pelo porto do Bacanga, em 25 de novembro de 1641.
Mais...