Lendas
LENDA DO PALÁCIO DA LÁGRIMAS
Na Rua de São João, de frente para a igreja sob a invocação do mesmo santo e fazendo canto com a Rua da Paz, antes que fosse edificado o imóvel que serviu de sede à Escola Modelo Benedito Leite e, posteriormente, à antiga Faculdade de Fármacia e Odontologia de São Luís, havia um vasto sobrado de três pavimentos e que, durante muitos anos, permaneceu em ruínas.
Mais...
Geografia do Maranhão
Pontos Extremos do Maranhão
Os pontos extremos do Maranhão, isto é, os pontos de deu território mais afastados do centro
Mais...
Igrejas
IGREJA DE SÃO PANTALEÃO
Apesar de pequena e arquitetonicamente simples, a Igreja de São Pantaleão (na rua do mesmo nome, entre Cotovia e Cajazeiras) levou quase 40 anos para ser concluída. A 15 de junho de 1780, Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha lançaram-lhe a pedra fundamental. O padroeiro seria São José da Cidade. Nove anos depois, falecia Pedro da Cunha, aos 80 anos de idade. Em 1793, Pantaleão e seu filho Manoel Rodrigues de Castro doaram a igreja em construção à Santa Casa de Misericórdia, oferecendo, na oportunidade, uma imagem de São José da Misericórdia, o novo orago da igreja. Mas também Pantaleão faleceu sem ver a obra concluída, o que só aconteceu em 1817, ano em que, a 19 de março, foi benzida e solenemente inaugurada.
Em homenagem a um de seus piedosos instituidores, o que por ela durante mais tempo e com maior dedicação trabalhou, a igreja foi consagrada a São Pantaleão. Os restos mortais de Pantaleão Rodrigues de Castro, sepultados na Capela de Nossa Senhora da Piedade, do Convento do Carmo, foram transladados para a capela-mor da Igreja de São Pantaleão, em novembro de 1830.
Na lateral esquerda (parte dos fundos), de frente para a Rua da Cotovia, funcionou a Casa da Roda ou Roda dos Enjeitados ou Casa dos Expostos, estabelecimento destinado a receber e educar os recém-nascidos de mães solteiras que não se dispunham a criá-los. A casa dos Expostos e a igreja pertenceram à Santa Casa de Misericórdia até 1946, ano em que foram ransferidos para a Casa das Missões de São José e o Arcebispo de São Luís, respectivamente.
À direita de quem entra na igreja, estão, numa urna envidraçada, as relíquias de Santa Severa. Chegada a São Luís a 5 de dezembro de 1852, na companhia de Frei Doroteu de Dronero, essas relíquias foram depositadas na Capela de São Tiago-Maior. Em 1877 um abaixo-assinado dos devotos da santa reinvindicou a transladação para a Igreja de São Pantaleão, em virtude do completo desmoronamento da Capela de São Tiago-Maior.
Internamente, a Igreja de São Pantaleão acha-se descaracterizada e tristemente empobrecida pela dessastrosa reforma que ali se operou em 1796, sob a direção do Padre André Koning.
Fonte..: Guia de São Luis do Maranhão de Jomar Moraes
Mais...
Igrejas
IGREJA DA SÉ
Na Avenida Pedro II, consagrada a Nossa Senhora da Vitória. No lugar em que se ergue o Pálacio Arquiepescopal, o Padre Luis Figueira construi, em 1626, a ala norte do Colégio de Nossa Senhora da Luz, dos jesuítas, fundado no ano anterior "para ensinar letras aos filhos dos portugueses".
Mais...